Tokyo, Japão, onde Berriel aprendeu o significado do termo Ganbatte.
Tokyo, Japão, onde Berriel aprendeu o significado do termo Ganbatte.

Ganbatte: Minha filosofia de vida

Hoje eu queria falar um pouquinho sobre minha filosofia de vida. Tenho um apreço enorme pela palavra japonesa Ganbatte (頑張って). Ganbatte é algo como esforçar-se. Mas não é qualquer esforço. Ganbatte é um esforço focado e grandioso, um sacrifício, eu diria.

Você sabia que eu fui 15 vezes à trabalho para o Japão e já morei em Tokyo? Lá eu aprendi o sentido da palavra Ganbatte na prática. Com os japoneses eu aprendi que é sempre muito importante nos esforçarmos ao máximo, nos sacrificarmos (Ganbatte), mesmo que não consigamos conquistar nosso objetivo num momento.

A cultura japonesa respeita mais o esforço do que o resultado. Isso, Ganbatte! Com a cultura japonesa aprendi que uma vitória com um pequeno esforço não é tão valorizada. Uma grande vitória apenas surge com um grande esforço. Isso é decorrência do valor do esforço acima de algo que chamamos de talento natural. Acho que os japoneses não acreditam que o sucesso vem de um dom especial ou natural que atribuímos as pessoas. Mas que o esforço, este sim é digno de sucesso para os japoneses.

Quando eu ia fazer uma seleção para pegar um trabalho no Japão, ouvia sempre da minha manager “Ganbatte kudasai, A-re chan!”, algo como “Se esforce, Alessandra!! Eu ouvi bem e me esforcei sempre, por isso sempre era convidada pra voltar para morar e trabalhar no Japão.

É essa filosofia oriental que carrego comigo neste novo desafio na política. Sem dom especial, apenas transparência, decência, coragem e esforço, Ganbatte! Votem ‪#‎Arechan23123‬ ‪#‎Berriel23123‬