Homenagem de Ruth Cardoso

Alessandra Berriel para a campanha "O Câncer de Mama no Alvo da Moda".
Alessandra Berriel para a campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”.

Em 1995, com 24 anos, Berriel foi agraciada com um pingente, honraria concedida pela então primeira-dama do Brasil, Dona Ruth Cardoso, em detrimento da importante participação de Berriel na campanha contra o câncer de mama. A campanha, intitulada no Brasil como “O Câncer de Mama no Alvo da Moda“, fez parte de uma campanha internacional liderada pelo estilista Ralph Lauren (Fashion Targets Breast Cancer).

No Brasil a campanha foi encampada pelo Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) e contou com a parceria de vários estilistas e modelos brasileiros. Berriel foi convidada à vestir a camiseta logo na primeira edição nacional.

O grande desafio desta campanha foi eliminar a imagem de mutilação deixada por campanhas anteriores ao mesmo tempo em que ressaltaria a importância do auto exame. Alessandra Berriel ganhou uma pingente de Ruth Cardoso pela sua participação na campanha e importância na conquista dos seus objetivos.

“A princípio, foram feitas 400 mil camisetas, mas a expectativa de Bellino é que possam ser vendidas até 1 milhão —o que elevaria a arrecadação do IBC a R$ 5 milhões. O objetivo da campanha é alertar as mulheres para o risco da doença e para a importância do auto-exame. Para isso serão veiculados anúncios em revistas com fotos de modelos como Claudia Liz, Betty Prado e Alessandra Berriel, da apresentadora Xuxa e de atrizes como Camila Pitanga e Alexia Deschamps”.

— Folha de São Paulo (30/03/1995)

Fonte: Wikipedia