Presença em livros de moda e literatura

Devido a sua importância para a profissionalização e internacionalização da moda brasileira, Alessandra Berriel é constantemente inserida nos livros de história da moda no Brasil. Entre eles, ela foi destaque com uma secção exclusiva no livro “O Brasil na moda“, que retrata os ícones do mundo fashion que fizeram o Brasil se destacar no cenário mundial. O livro é assinado pelo diretor de arte Giovanni Bianco e Paulo Borges, diretor do São Paulo Fahion Week. O livro foi lançado em dois volumes pela Editora Caras.

Berriel também figura nos principais livros técnicos da moda. Suas fotos podem ser admiradas no livro “Maquiagem”, do artista Duda Molinos. Nesse livro, Duda Molinos provoca as mulheres a ingressar no aprendizado da maquiagem, mostrando que essa arte pode ser decisiva para a construção de um estilo pessoal. O livro foi lançado pela Editora Senac em 2010 e já esta em sua 10ª edição.

Quando decidiram lançar um livro póstumo do estilista Conrado Segreto, “Moda e paixão”, Berriel foi convidada a participar. O livro mostra a trajetória de como Conrado Segreto modernizou a alta costura brasileira, imprimindo nacionalismo, beleza e perfeição ao seu trabalho por meio de obras de arte vestidas pelassupermodelos como Alessandra Berriel. O livro foi lançado pela Luste Editora em 2012.