Quem é Alessandra Berriel?

Uma menina moleca que com seu charme e elegância cresceu para se tornar uma importante modelo internacional cujo principal legado à cadeia produtiva da Moda é a sua ética de trabalho

Alessandra Berriel é filha do auditor fiscal Antônio Augusto (in memoriam) e da advogada Helena. Cresceu menina moleca brincando na rua da casa, sendo a caçula e a única mulher dos quatro filhos do casal. Aprendeu desde cedo a lutar por aquilo que é o justo e o valor do trabalho.

Aos 15 anos, o charme e a elegância que afloravam na adolescente Berriel a conduziram às passarelas do Japão, principal mercado internacional para as modelos brasileiras na época. Anos após essa viagem, a carreira de Berriel está contada em vários livros sobre a história da moda, inclusive com uma seção especial à ela no clássico “A moda no Brasil”.

Berriel é mãe de dois meninos, Lorenzo e Lucca. Ela sabe bem os desafios à frente da mulher do século XXI, que agrega em sua rotina os cuidados com a família, as responsabilidades profissionais e o compromisso político de buscar o bem-estar social.

Trajetória marcante na moda

Alessandra Berriel é considerada uma das principais modelos internacionais dos anos 90. Em sua carreira profissional, ela reúne uma vasta experiência na Indústria da Moda, desfilando a alta costura nos principais centros, como São Paulo, Tóquio, Paris, Milão e Nova York.

Aos 15 anos ela foi pela primeira vez ao Japão à trabalho. Lá aprendeu a disciplina e a ética de trabalho do mundo da moda japonesa. Essa aprendizagem internacional foi essencial na sua contribuição para a profissionalização desse setor no Brasil. Ela atuou politicamente entre seus pares e compartilhou sua ética de trabalho com as costureiras, os maquiadores e toda a cadeia produtiva da moda.

Esse movimento para profissionalizar a Indústria da Moda, do qual Berriel é parte fundamental, culminou com a entrada da cidade de São Paulo no calendário mundial da moda no início dos anos 2000. Daí que surgiu o bilionário São Paulo Fashion Week. Hoje, junto com o Agronegócio, a moda é uma das principais economias exportadoras brasileiras e geradoras de emprego. Para 2018, a expectativa de crescimento desse setor é de 5%.

Sensibilidade humana

Junto com a sua trajetória profissional, Berriel desde sempre realiza ações sociais. Nossa candidata a deputada estadual foi fundamental na Campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”.

Essa campanha derrubou o preconceito contra o autoexame e elevou a autoestima das mulheres. Por isso, Berriel recebeu uma honraria da então primeira-dama Dona Ruth Cardoso pelo objetivo alcançado.

Como deputada estadual, #aCandidataModelo poderá contribuir ainda mais com a sociedade paulista.

“Pois nós precisamos de toda a sua sensibilidade humana na Alesp, Berriel!”

 

“Pois nós queremos ver a sua ética de trabalho internacional ocupando uma cadeira de deputada estadual em São Paulo!”

 

“Pois a sua coragem e decência para fiscalizar o Governo e propor projetos que fomentem a geração de emprego e o bem-estar social aos paulistas são muito bem vindas nesse momento de renovação política!”

Por isso, guardem! Alessandra Berriel é 23.888 nas urnas para deputada estadual. Contamos com o seu apoio e o seu voto no dia 07 de outubro.